quarta-feira, 8 de junho de 2011

Dia do IPV6 assinalado hoje


O objectivo do dia mundial do IPv6, é motivar as organizações, ISPs , fabricantes de hardware, empresas responsáveis pelo desenvolvimento de sistemas operativos, empresas na área da web, entre outros, a preparar os seus serviços para o IPv6.
O que é um endereço IP?
O IP é um protocolo de comunicação que define, entre outros aspectos, o formato da estrutura de dados (“pacote”) que é utilizado no transporte da informação que circula na Internet.
Cada IP corresponde a um endereço em determinado domínio de Internet e serve para que as máquinas saibam exactamente a que site estamos a aceder.
Existem duas versões deste protocolo (a Versão 4 e a Versão 6), sendo que a que hoje continua a ser maioritariamente utilizada é Versão 4.
Porque está a terminar o IPv4?
Quando o IPV4 foi implementado, há cerca de 30 anos, havia menos de 500 computadores ligados à Internet, envolvendo uma comunidade relativamente pequena de pessoas, num ambiente não comercial. Com o passar dos anos, as várias organizações responsáveis pela atribuição de espaço de endereçamento IP foram atribuindo endereços IPv4 públicos aos ISP, às empresas e a outras entidades elegíveis para solicitarem gamas de endereçamento IP. Ao mesmo tempo, verificou-se um grande crescimento do número de utilizadores e um forte desenvolvimento da economia suportada pela Internet.
O que é o IPv6?
Para evitar a estagnação da Internet e permitir aos novos utilizadores e empresas continuar a criar e aceder a websites e conteúdos com a mesma facilidade de até agora, foi criada uma alternativa: o IPv6, um novo protocolo de IP com uma capacidade de endereçamento muitíssimo superior. O IPv6 vai permitir atribuir 2128 endereços o que vai permitir resolver o problema da escassez de IPs durante pelo menos mais um século
A norma do IETF (Internet Engineering Task Force) que especifica o IPv6, foi publicada em Dezembro de 1998 e corresponde ao RFC 2460.
Espaço de endereçamento IPv6
A maior vantagem apresentada pelo IPv6 em relação ao seu antecessor IPv4, é o facto do endereçamento ser feito por meio de 128 bits, em oposição aos 32 bits oferecidos pelo IPv4. Isto resolve o grande problema de falta de endereços disponíveis pois, com 128 bits é possível endereçar um total de :
2^128 = 340,282,366,920,938,463,374,607,431,768,211,456 hosts. Isto significa que podemos não nos preocupar (talvez) com a questão de falta de endereços nos próximos (muitos) anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário