quarta-feira, 8 de junho de 2011

Dia do IPV6 assinalado hoje


O objectivo do dia mundial do IPv6, é motivar as organizações, ISPs , fabricantes de hardware, empresas responsáveis pelo desenvolvimento de sistemas operativos, empresas na área da web, entre outros, a preparar os seus serviços para o IPv6.
O que é um endereço IP?
O IP é um protocolo de comunicação que define, entre outros aspectos, o formato da estrutura de dados (“pacote”) que é utilizado no transporte da informação que circula na Internet.
Cada IP corresponde a um endereço em determinado domínio de Internet e serve para que as máquinas saibam exactamente a que site estamos a aceder.
Existem duas versões deste protocolo (a Versão 4 e a Versão 6), sendo que a que hoje continua a ser maioritariamente utilizada é Versão 4.
Porque está a terminar o IPv4?
Quando o IPV4 foi implementado, há cerca de 30 anos, havia menos de 500 computadores ligados à Internet, envolvendo uma comunidade relativamente pequena de pessoas, num ambiente não comercial. Com o passar dos anos, as várias organizações responsáveis pela atribuição de espaço de endereçamento IP foram atribuindo endereços IPv4 públicos aos ISP, às empresas e a outras entidades elegíveis para solicitarem gamas de endereçamento IP. Ao mesmo tempo, verificou-se um grande crescimento do número de utilizadores e um forte desenvolvimento da economia suportada pela Internet.
O que é o IPv6?
Para evitar a estagnação da Internet e permitir aos novos utilizadores e empresas continuar a criar e aceder a websites e conteúdos com a mesma facilidade de até agora, foi criada uma alternativa: o IPv6, um novo protocolo de IP com uma capacidade de endereçamento muitíssimo superior. O IPv6 vai permitir atribuir 2128 endereços o que vai permitir resolver o problema da escassez de IPs durante pelo menos mais um século
A norma do IETF (Internet Engineering Task Force) que especifica o IPv6, foi publicada em Dezembro de 1998 e corresponde ao RFC 2460.
Espaço de endereçamento IPv6
A maior vantagem apresentada pelo IPv6 em relação ao seu antecessor IPv4, é o facto do endereçamento ser feito por meio de 128 bits, em oposição aos 32 bits oferecidos pelo IPv4. Isto resolve o grande problema de falta de endereços disponíveis pois, com 128 bits é possível endereçar um total de :
2^128 = 340,282,366,920,938,463,374,607,431,768,211,456 hosts. Isto significa que podemos não nos preocupar (talvez) com a questão de falta de endereços nos próximos (muitos) anos.

Google Calendar sincronizado com Office 2010


Desde que lançou os seus primeiros produtos que a Google entendeu que muitos utilizadores não iam abdicar dos sistemas com que sempre se habituaram a trabalhar. Por essa razão desenvolveram ferramentas que permitem que os seus serviços alojados na Internet se possam sincronizar com o software instalado nos PC’s.
O Google Calendar Sync é um exemplo perfeito destas ferramentas. Consegue de forma muito simples manter sincronizadas as vossas agendas, entre o Outlook e o Google Calendar. Mas existiam limitações que foram agora ultrapassadas.
A utilização do Google Calendar Sync mantêm-se inalterada. Depois de o instalarem devem preencher o campo referente ao endereço de email que pretendem usar e a respectiva password. Podem usa endereços de email Gmail ou Google Apps.

Lampadas com endereço IP duvida ?


Bem ao que parece já existem empresas dedicadas a apostar neste conceito, pelo menos é esse o ponto de vista da NXP e com a sua tecnologia de Greenchips. Basicamente isto resume-se a um chip colocado no interior da lampada que faz a gestao do endereço tal como acontece nos telefones ou computadores.
Esta solução permite varias funçoes desde o mais basico que é acender ou apagar a lampada,"dimming" ou mudança de cor conforme o gosto do cliente.

Com isto e com o Android@Home, parece-me que a partir de 2012 será muito pouco (ou nada) recomendável comprar uma lâmpada que não tenha "endereço IP" e possa ser controlada remotamente!

terça-feira, 7 de junho de 2011

Teamviewer Assistencia Remota


O TeamViewer pertence a uma nova geração de aplicações de controlo remoto e partilha de ambientes de trabalho. Nascido em 2005 em Uhingen, na Alemanha, rapidamente conquistou o mundo e ganhou terreno para as habituais aplicações de VNC.
Fácil como uma brincadeira de crianças é exactamente a filosofia do TeamViewer. Depois de executar o setup, poderá escolher entre instalar a aplicação ou executá-la imediatamente, embora sem privilégios de administrador.
A aplicação atribui-lhe então uma ID e uma password, aleatórios, que deverá fornecer à pessoa que lhe irá, por exemplo, prestar assistência remota.
Uma das suas qualidades é TeamViewer conseguir trabalhar para lá de firewalls e NAT proxy. Com os mais recentes processos de segurança pessoal, estas aplicações tiveram que descobrir novas formas de se ligarem remotamente, as firewalls complicaram a vida a estes programas, mas não ao TeamViewer!

Dropbox Alojamento nas nuvens


O Dropbox é um serviço de sincronização remota com suporte online. Isto é, o serviço disponibiliza gratuitamente um espaço de 2GB que serve de armazenamento e ponto de intenção entre duas ou mais máquinas seja em Windows, Linux ou Mac.
Hoje com mais de um ano de experiência, já não consigo ter uma máquina sem esta pérola. Mas… já agora, sabe que existem outras ferramentas também elas interessantes?
Anteriormente o serviço apenas permitia a entrada de utilizadores após convite, agora o serviço está aberto ao público em geral. Para começar vá ao site do Dropbox e registe-se, após estar registado faça o download do cliente Dropbox. Esta aplicação colocará na sua máquina uma pasta normal. Dentro desta serão criadas outras todas farão a ponte entre as máquinas e tudo o que lá colocar será sincronizado. Primeiro passa pelo serviço que criará uma cópia temporal e quando uma outra máquina se sincronizar, receberá os ficheiros que deixou na primeira máquina.

Esta cópia temporal permite que os ficheiros mesmo que sejam apagados sejam recuperados alguns dias depois, se necessário; o Dropbox guarda essas alterações para que possa recuperar algo se for apagado por engano.

Mas onde ficam guardados os meus ficheiros?
Sim é um pergunta importante, pois quem aposta neste tipo de serviço pretende estabilidade, segurança e fiabilidade, mas todos esses requisitos foram acautelados pela equipa do Dropbox. Todos os ficheiros existentes nos servidores Dropbox são enviados por SSL, encriptados com AES-256 e guardados no serviço “Amazon’s Simple Storage Service (S3)” num Data Center situado na Costa Este dos Estados Unidos. Este serviço da Amazon… um dia falo-vos dele mas garanto-vos que é dos melhores do mundo.

A Domótica para Todos está a Chegar!


Depois de décadas de inactividade, e anos de tentativas frustradas para se conseguir criar um standard de automação doméstico que fosse fácil de implementar, fiável, de baixo custo, e em larga escala... teve que ser o Google a resolver o problema.

Não tenham dúvidas: as tecnologias actuais ficam agora com os dias contados. O velhinho X10 que vai fazendo o que pode mas que não consegue escapar ao peso da sua idade, o Zwave - que poderia ter sido um sucesso, mas cujo preço elevado faz com que permaneça fora do consumo em larga escala - e outros sistemas ainda mais dispendiosos... Todos eles terão dias difíceis pela frente assim que os equipamentos Google@Home começarem a chegar ao mercado.

Com a vantagem adicional que, com o Google@Home, se poderão dispensar os múltiplos hubs de comunicação que tradicionalmente têm que ser usados para permitir o uso de diferentes sistemas, powerline/RF/IR/WiFi/etc.

É algo que ainda irá demorar, é certo... mas tal como o Android começou a "conta-gotas" e rapidamente se tornou num Tsunami imparável, também o Google@Home entrará em nossas casas de forma irreversível. É apenas uma questão de tempo, podem anotar isso!